A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LUTA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE TERENA: Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva.
Identidade; Resistência; Educação escolar indígena, Terena
Essa dissertação investiga a relação entre a Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, na Aldeia Aldeinha de Anastácio, e a resistência e identidade indígena. Composta por sete capítulos, tem como objetivo geral compreender a atuação da escola como espaço de resistência e valorização cultural. Além disso, tem entre um dos objetivos específicos analisar e recriar o mito do surgimento dos Terena para desenvolver um produto educacional que contribua para a preservação e valorização da herança cultural Terena, por meio da escrita e desenhos ilustrativos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, especificamente a metodologia autoetnográfica, visando compreender o papel da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva na promoção da resistência e identidade Terena. O estudo ocorre na aldeia Aldeinha de Anastácio, Mato Grosso do Sul, Brasil, envolvendo alunos indígenas e não indígenas, professores, funcionários, líderes e pessoas relevantes na construção da escola. A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas, gravadas com consentimento, e observação participante para compreender práticas interculturais. A metodologia autoetnográfica permite ao pesquisador incorporar sua própria experiência como indígena e professor Terena na análise. A análise dos dados é conduzida de forma indutiva e interpretativa, utilizando técnicas de análise de conteúdo para identificar temas e significados emergentes. O estudo segue princípios éticos, obtendo consentimento informado e garantindo privacidade. Ao final, os resultados serão compartilhados com a comunidade, proporcionando aos participantes o conhecimento dos achados da pesquisa.