ENSINO DE LÍNGUA MATERNA TERENA NA ESCOLA DA ALDEIA ALDEINHA-MS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA
Povo Terena; Educação e Cultura; Língua Materna; Valorização Cultural
O Povo Terena pode ser considerado como último remanescente do Grupo Guaná, cuja palavra significa “muita gente”. Os Guaná se caracteriza como um povo formado por vários sub-grupos étnicos, habitantes da região sul da América do Sul, mais especificamente, nos Chacos entre Paraguai e Brasil. Caracterizando-se por serem exímios agricultores, acabaram sendo subservientes aos sub-grupos mais guerreiros e decidiram se deslocar para outras terras, chegando ao território que hoje se denomina Mato Grosso do Sul. Após a Guerra da Tríplice Aliança, muitos combatentes brasileiros não retornaram para seus locais de origem, permanecendo e invadindo terras dos Terena, sem que nenhuma autoridade defendesse o direito destes indígenas que tanto contribuíram para o Brasil nesta guerra que disputou e defendeu fronteiras. Falantes da língua materna do tronco Aruak, a maioria dos Terena vive em territórios descontínuos, cercados por grandes fazendas, espalhados por sete municípios sul mato-grossenses, entretanto, encontra-se pessoas Terena no Estado de São Paulo e na região norte de Mato Grosso. Na cidade de Anastácio-MS, a Aldeia Aldeinha se caracteriza como aldeia urbana, onde vivem cerca de 600 moradores, que tem na língua portuguesa sua forma principal de comunicação, sendo que poucos falam e compreendem a língua materna. Tendo em vista os projetos que visam a valorização da cultura tradicional a Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva oferta uma disciplina denominada de “Língua Materna”, deste modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta didático pedagógico para o trabalho com a Língua Materna com alunos do Ensino Fundamental. Buscando valorizar a cultura tradicional, para a construção da referida proposta, foi necessário a pesquisa bibliográfica para buscar textos publicados em língua materna dos Terena, bem como para construir o histórico do meu povo, bem como o da Aldeia Aldeinha. Trata-se de um trabalho de pesquisa de campo, tendo na entrevista uma forma de buscar dados em língua materna para construir pequenos diálogos e exercícios para compor o material didático pedagógico, o qual poderá ser utilizado em sala de aula nas diferentes áreas de conhecimento, considerando que o mesmo, além de atividades em língua materna, traz o histórico do Povo Terena e da Aldeia Aldeinha. Como aporte teórico, buscou-se autores referência que publicaram sobre os Terena em diversos aspectos, como Bittencourt e Ladeira (2000), Oliveira (1976), Pereira e Nascimento (2013), Reginaldo (2016), Sebastião (2016), entre outros. É um trabalho de suma importância, já que o formato do material didático pedagógico propõe que os alunos desenvolvam pequenos diálogos, de situações cotidianas, buscando, com o tempo, que a língua Terena seja tomada como prática da rotina da Aldeia Aldeinha.