PEDAGOGIA APIAKÁ NA ALDEIA MAYROB DE JUARA MT: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização. Pedagogia Apiaká. Leitura e Escrita. Letramento.
Esta pesquisa é sobre a aprendizagem das crianças de alfabetização com a Pedagogia Apiaká. A pesquisa desenvolveu-se na aldeia Mayrob, na Escola Estadual Indígena de Educação Básica Leonardo Crixi Apiaká, no Território Apiaká Kayabi, em uma sala de aula multi, com 19 estudantes, sendo 06 da primeira fase, 08 da segunda fase e 05 da terceira fase. A pesquisa teve como metodologia qualitativa e participante com aplicação de atividades organizadas em unidades temáticas. As unidades temáticas foram trabalhadas com o acompanhamento pedagógico das aprendizagens das crianças. Assim, a pedagogia Apiaká contribui com o processo de alfabetização escolar porque a cultura, os costumes, as nossas vivências são inseridas no currículo escolar de um jeito que fazemos e vivemos na organização escolar um currículo que é intercultural, e específico.