RÓWAIHU’U’WA – É AQUELE QUE LÊ O MUNDO: UMA PALAVRA USADA QUANDO SE DIZ EDUCAÇÃO XAVANTE
Povo Xavante. Educação Indígena Xavante. Educação Escolar Xavante. Projeto Político Pedagógico.
A educação escolar na aldeia é tratada como o futuro para a nova geração visando a formação no sentido de transformar para lutar na melhoria na vida do meio ambiente e fortalecimento da cultura e na defesa do mantimento da preservação. Estes são observados pela comunidade desde o seu crescimento, em seu desenvolvimento e acompanhamento intelectual fora e dentro da cultura ao mundo globalizado. As meninas levam acompanhamento dos pais para que sejam bem-educadas, dentro e fora da escola. É necessário o trabalho em conjunto da comunidade da aldeia e da comunidade escolar para que cresçam com pés no chão. Para tanto é necessário que as duas pedagogias andam de mãos dadas, quer que sejam aplicadas dentro do currículo da educação escolar indígenas. Para tanto é necessário que seja construída um modelo de Projeto Político Pedagógico no formato que seja aplicada dentro da cultura do povo e da cultura da educação escolar. Que este seja trabalhado dentro do conhecimento do ancião e do conhecimento dos professores. O modelo adequado é construir o calendário específico baseado a partir dos eixos temáticos praticados na cultura. Que assim, os professores juntos com a comunidade construam suas metodologias de ensino, respeitando as 800 horas e 200 dias letivos. Que a partir disso tenha facilidade em construir os materiais didáticos para os professores, tendo uma educação escolar indígena específica e diferenciada. A escola se torna de todos, da comunidade da aldeia, dos anciãos, caçadores. A escola será cultura indígena.