O ENSINO DA LÍNGUA APIAKÁ AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Essa pesquisa traz como desafio um tema e um problema inquietante para o povo Apiaká. O tema é o fortalecimento da língua materna no cotidiano da comunidade Mayrob Apiaká. O problema a ser investigado é que não há falantes da língua materna nesta comunidade, então as questões que pairam no ar e nas falas de muitas pessoas é, qual é a importância para o povo Apiaká registrar textos escritos em sua própria língua? Mas como e com quem da comunidade desenvolver essa pesquisa? Como trabalhar a alfabetização das crianças se não há falantes da língua? O maior objetivo, portanto, é conhecer e construir, meios de revitalizar a língua falada e escrita como possibilidades de alfabetizar as crianças na língua Apiaká. Nesse sentido o trabalho será realizado com a participação da comunidade, com os estudantes da fase final do Ensino Fundamental e Médio para as ações da pesquisa. Os procedimentos metodológicos seguirão uma metodologia aberta, entrevista a alguns idosos e idosas da comunidade para levar adiante os passos da pesquisa e a sua intenção. Leitura de livros escrito na língua Apiaka para o enriquecimento de vocábulos. Trabalhar com letras de músicas na língua. Escutar e cantar com as crianças as músicas na língua Apiaka para treinar a sonoridade musical da língua Apiaka. Organizar pequenos textos a partir da oralidade da língua Apiaká. Espera-se com a pesquisa o despertar da importância da língua para um povo e a alfabetização da língua como instrumento de educação libertadora.