NARRATIVAS HISTÓRICAS DO POVO KAWAIWETÉ EM JUARA-MT: UMA PRODUÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Prática pedagógica. Contação e Narrativas históricas. Literatura Indígena.
Este estudo faz uma reflexão de uma prática pedagógica com as narrativas históricas do povo kawaiwete do município de Juara MT. O objetivo é compreender as histórias Kawaiweté através da escuta, com os anciãos, junto com os alunos da escola, produzindo um espaço de contação de história e de produção de narrativas dessas histórias, permitindo fortalecimento da cultura, aprendizagem da escrita e do gênero textual narrativa. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo etnográfico e participante, os colaboradores são os anciãos e anciãs e os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Juporijup. Compreendo que desenvolver atividades pedagógicas que produzem o encontro de gerações em ambiências de diálogo e narrativa de histórias do povo é possibilitar o fortalecimento cultural ao mesmo tempo que auxilia que os estudantes do ensino médio pratiquem o exercício da escuta e da escrita, produzindo pela pesquisa literatura indígena.