PEIXES NA LÍNGUA YUDJA: DOS SABORES E SABERES TRADICIONAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA
Educação Escolar Yudja, Saberes Tradicionais, Prática Pedagógica, Ensino e aprendizagem.
O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo sobre os peixes do rio Xingu, a partir de uma prática pedagógica, com alunos do ensino médio, que possa contribuir para fortalecer o conhecimento do povo Yudja sobre as espécies de peixes existentes no Território Indígena na região do Baixo Xingu-MT. O enfoque será o estudo dos peixes comestíveis utilizados pelo povo Yudja, de uma maneira pedagógica, pois a nossa finalidade é valorizar o nosso jeito de ensinar, a partir de nossos saberes tradicionais. Este é um estudo inédito e colabora com o maior conhecimento da cultura alimentar xinguana, com estudos de uma das línguas do tronco Tupi e com o desenvolvimento de material de didático em língua Yudja para a comunidade, produzido por nós. Para nosso diálogo, trazemos outros autores que têm estudos sobre o nosso tema, como Freire (2013), Fargetti, Lima, Berto (2013), entre outros estudiosos. Também, nos reportamos ao Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas – RCNEI, Brasil (1998) e Quezo (2022).Nesse sentido, busco descrever um tipo de conhecimento tradicional para, juntamente com a comunidade e a escola, encontrar meios de manter as nossas práticas de conhecimento vivas e fortes, assim motivando as gerações mais jovens compreenderem a ciência tradicional do próprio povo. O trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento de informações com os alunos sobre suas práticas de pescaria, conversas com a comunidade sobre o tema, conversas com pescadores especialistas e pessoas mais velhas, leituras teóricas e discussão com a orientadora. Durante esse percurso didático-pedagógico, elaboramos, juntamente com os alunos, um produto educacional na língua Yudja sobre nosso tema de pesquisa, que servirá como material didático para as escolas indígenas, especialmente, para as escolas do povo Yudja.