A CASTANHA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DO POVO KAYABI-KAWAIWETE
Castanha do Brasil. Cultura Kayabi-Kawaiwete. Estudos Interdisciplinares. Atividades Pedagógicas.
Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural. O objetivo deste trabalho é desenvolver estratégias de ensino nas áreas de Matemática, Ciências Naturais, Linguagem e Ciências Sociais, que são áreas previstas na Base Nacional Comum Curricular. Para o desenvolvimento destas estratégias de ensino foi preciso estabelecer um tema gerador, que neste trabalho é a presença da Castanha do Brasil na cultura do Povo Kayabi-Kawaiwete. A metodologia utilizada para que o trabalho tivesse a participação de toda a comunidade foi a etnografia e a pesquisa participante. A área onde a pesquisa foi feita é a Terra Indígena Apiaká-Kayabi, localizada no município de Juara, estado de Mato Grosso, Brasil. Os resultados obtidos tanto com a pesquisa que levantou conhecimentos de coletores, anciões, mulheres e crianças sobre o manejo e os usos da castanha, quanto dos alunos que realizaram atividades pedagógicas sobre estes processos demonstraram que a castanha é fundamental para todos. Neste sentido é possível concluir que este estudo trouxe informações relevantes sobre aspectos culturais, ambientais e sociais sobre a castanha. E que este exercício contribuiu significativamente para a elaboração de uma proposta de ensino com atividades didático pedagógicas que tem como premissa um currículo diversificado, cuja função é valorizar as manifestações sociais, culturais e econômicas regionais e das comunidades onde as escolas estão localizadas.