OS PROCESSOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA TERRA INDÍGENA – PORTAL DO ENCANTADO - MATO GROSSO – BRASIL
Educação. Chiquitano. Ensino. Cultura Indígena
Esse trabalho tem o fundamento analisar descrever e analisar os desafios e processos que os Chiquitano – enfrentaram para a implantação da escola específica e diferenciada, portanto, sendo uma das formas de organizar esses dados sobre observação de pesquisa qualitativa, observação participante. Podendo ter noção das diante dessas lutas, encontramos o espaço de construção no fator da educação diferenciada, visando melhoria na educação escolar indígena, que ao mesmo tempo nos auxilia para o enfrentamento com a sociedade não indígena. Esta pesquisa possui caráter teórico metodológico sob os pressupostos do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural – sob o contexto formativo da Educação Escolar Indígena no Território – Portal do Encantado/MT. Dentre as quais realizamos diálogos com os informantes dos povos originários (os Chiquitano), de como organizaram em seus cotidianos, para que obtesse a implantação da unidade escolar na comunidade que por vez foi e continua sendo o espaço de transformação aos Chiquitano. Nesse sentido, olhar aos desafios que foram encontrados ao longo das lutas e acreditar na transformação educativa que o ambiente escolar proporciona são momentos de significados que apenas os que estiveram à frente dessas construções de uma sociedade justa, igualitária e coletiva sabe o quanto essa etapa é fundamental no ciclo da vivência de uma comunidade indígena.