HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERCULTURAL:
ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TERENA KOMOMOYEA KOVÔERO (MT)
História da Educação Indígena, Povo Terena, Educação Escolar Indígena, Luta Terena pela terra, Cultura Terena.
A presente pesquisa trata da História da educação escolar e prática pedagógica intercultural, na Escola Estadual Indígena Terena Komomoyea Kovôero. Esta pesquisa foi realizada com a comunidade que mora na aldeia Terena Kuxonety Poke, na Terra indígena Terena do Iriri Novo, no município de Matupá, no estado de Mato Grosso. Diante disso a pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu a instalação e desenvolvimento da Escola Estadual Indígena Terena Komomoyea Kovôero. A escola indígena é resultado de intensas reinvindicações do povo Terena, como garantia de seus direitos, porém a maior conquista foi a área de terra no Estado de Mato Grosso. A presença da escola indígena e sua existência de maneira intercultural, agregando Terena e outros povos indígenas e não indígenas é a condição para o fortalecimento da cultura Terena e a concretização da luta do povo Terena em busca do seu território em Mato Grosso. A dissertação apresenta o movimento de migração de parte do povo Terena do estado de Mato Grosso do Sul para o estado de Mato Grosso. Essa pesquisa é resultado de leituras bibliográficas, de entrevistas realizadas com os professores indígenas, da análise de documentos escolares. Além da dissertação apresentada, o resultado da pesquisa produziu um produto pedagógico, em forma de linha do tempo sobre a trajetória histórica da luta pela terra em Mato Grosso realizada pelo povo Terena. Esse produto pedagógico, deverá ser utilizado nas escolas Terena, com o objetivo do fortalecimento da identidade e da cultura Terena e serve como material historiográfico sobre o povo Terena.