HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERCULTURAL NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA TERENA KOMOMOYEA KOVOERO-MT
História da Educação Indígena, Povo Terena, Educação Escolar Indígena, Luta Terena pela terra, Cultura Terena.
A presente pesquisa a aqui apresentada trata da História da educação escolar e prática pedagógica intercultural, na escola estadual indígena Terena Komomoyea Kovoero. Esta pesquisa foi realizada com a comunidade que mora na região de Matupá -MT da Terra indígena Terena do Iriri Novo, no norte de Mato Grosso na aldeia Terena Kuxonety poke´e . Diante disso a pesquisa tem o objetivo de investigar como ocorreu a instalação e desenvolvimento de uma pedagogia intercultural buscando maneira para compreender o processo histórico da implantação da escola por meio das intensas reinvindicações do povo Terena na garantia de seus direitos à educação escolar indígena, bem como, a garantia da terra como parte de sua maior luta, a partir da migração do estado de Mato Grosso do Sul para o estado de Mato Grosso. Deste modo foi entrevistado professores e analisado documentos que fazem parte da instituição escolar, buscando esclarecer assuntos sobre a história de luta do povo Terena, bem como a implantação da escola Komomoyea Kovoero e sua importância para o povo Terena na formação dos alunos que buscam se matricular nesta unidade escolar. A dissertação tem como apêndice como produto pedagógico uma linha do tempo sobre a trajetória histórica da luta pela terra em Mato Grosso realizada pelo povo Terena.