PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A ROÇA TRADICIONAL DO POVO UMUTINA
Roça. Educação tradicional. Educação escolar.
Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como a construção da roça tradicional Umutina contribue com o aprofundamento dos saberes indígena e os saberes milenares do povo Balatiponé Umutina. Trata-se de uma pesquisa participante à medida que o trabalho acontece na escola em que trabalhamos e desenvolvemos a prática docente e da pesquisa. É uma pesquisa que se justifica pela importância que a roça de toco tradicional do povo Umutina tem para a comunidade e como a Escola Estadual Indígena Julá Paré trabalha esse saber no Projeto Político Pedagógico e na sala de aula. O povo Umutina ao longo dos anos enfrentou vários processos de educação colonial, desde o primeiro contato. Assim, os resultados deste trabalho expressa: sabedoria, concepções, práticas e conhecimento tradicional e filosófico próprios que são transmitidos e que vai enriquecendo a cada geração dos jovens estudantes e a comunidade Umutina.