DESENHO E ESCRITA NO MUNDO DA CRIANÇA APYÃWADE 1º CICLO, 1º ANO
Alfabetização da criança Apyãwa; Desenho; Palavra Escrita.
Este trabalho é o fruto da pesquisa no Mestrado em ENSINO EM CONTEXTO INDÍGENA INTERCULTURAL, na linha que tem como tema o DESENHO E ESCRITA NO MUNDO DA CRIANÇA APYÃWA DE 1º CICLO, 1º ANO, que busca desenvolver uma reflexão referente a construção de uma nova forma mais colaborativa para alfabetizar as crianças Apyãwa por meio de Desenho e da Escrita, fortalecendo o contexto da escola Apyãwa, facilitando o ensino e a aprendizagem da criança da nossa comunidade. Nesse sentido foi fundamental estudar obras de autores e autoras que trabalharam sobre o processo de letramento e aquisição da escrita como Freire (1989), ABAURRE (1997), PAULA (1997, 2001), VYGOSTSKY (1984), essas pesquisas foram ponto principal para compreender o fato de a criança ser sujeito do seu próprio processo de alfabetização, constituindo uma alfabetização e um letramento social. Nessa perspectiva, buscamos uma metodologia de ensino para ficar de acordo com processo educativo sociocultural do nosso povo Apyãwa, constituindo, através disso, uma alfabetização que se preocupe e atenda às necessidades da criança Apyãwa. Através da análise dos dados coletados, desenvolvemos e construímos uma proposta voltada à nossa realidade para atender a demanda de alfabetização de qualidade, proporcionando a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem da nossa criança.