ZERATI, O CANTO HALITI PARESI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Haliti- Paresi, Zerati, Currículo Escolar
Esta dissertação de mestrado está relacionada com o tema do currículo da educação escolar indígena. Propõe-se a discutir a inserção da música tradicional dos Haliti/Paresi no contexto das escolas das aldeias da Terra Indígena Paresi. Tem como objetivo contribuir para a construção de um currículo indígena, considerando os saberes tradicionais sobre o Cântico Haliti/Paresi (Zerati) no contexto pedagógico e mostrar a importância dele para a nossa espiritualidade e fortalecimento da nossa essência como povo Haliti/Paresi. A metodologia se insere dentro da pesquisa qualitativa participante com realização de oficinas pedagógicas, tendo como elemento central os cânticos tradicionais junto com os alunos da Escola Municipal Indígena Zozoiterô e da Escola Estadual Indígena Malamalali na aldeia Rio Verde. A pesquisa apontou que a inclusão dos cânticos tradicionais no currículo escolar é fundamental para a valorização da cultura e fortalecimento de um currículo específico e diferenciado próprio da pedagogia Haliti/Paresi. Ainda possibilitou a produção de materiais pedagógicos importantes para o ensino e aprendizagem, em reflexão, acerca dos saberes tradicionais sobre o Zerati.