ZERATI, O CANTO HALITI PARESI NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Haliti- Paresi, Zerati, Curríclulo Escolar
Esta dissertação de mestrado está relacionada com o tema do currículo da educação escolar indígena. Propõe-se a discutir a inserção da música tradicional dos Haliti Paresí no contexto das escolas das aldeias da Terra Indígena Paresi. Tem como objetivo contribuir para a construção de um currículo indígena considerando os saberes tradicionais sobre o Cântico Haliti Paresi (Zerati) no contexto pedagógico e mostrar a importância do mesmo para nossa espiritualidade tradicional, na valorização e no fortalecimento da nossa essência como povo indígena e para o modelo da educação escolar do povo Haliti Paresí. Busca registrar o conhecimento Haliti Paresí sobre o conjunto de cânticos tradicionais, o Zerati. Se espera com este trabalho realizar oficinas pedagógicas sobre a importância do cântico tradicional para a valorização e fortalecimento da nossa cultura com os alunos da Escola Municipal Indígena Zozoiterô e Escola Estadual Indígena Malamalali na aldeia Rio Verde e produzir material didático com os cânticos na língua Haliti Paresí e em Português. O trabalho apresenta uma contribuição a discussão sobre a inclusão da música no currículo da educação escolar Haliti Paresí do conjunto de saberes tradicionais sobre o Zerati.