O ENSINO DA LÍNGUA PAITER NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA APOENA MEIRELLES
Escola Indígena Paiter. Ensino de Língua Materna. Material Didático.
Esta dissertação traz como tema o ensino de língua materna na escola indígena Escola Estadual Indígena Sertanista Apoena Meirelles, município de Rondolândia-MT. O trabalho tem como objetivo discutir e desenvolver uma proposta didático-metodológica para o ensino da língua Paiter-Suruí nas escolas indígenas da TI Sete de Setembro. Além desse objetivo, queremos, também, contribuir para o fortalecimento e manutenção de nossa língua materna em nossas aldeias, por meio da escola, que tem um papel muito importante no trabalho com a modalidade escrita da língua. A escolha para se trabalhar esse tema se deu pelo fato de nossas escolas não possuírem materiais didáticos específicos para o ensino da língua Paiter-Surui e, também, como uma preocupação na manutenção e fortalecimento de nossa língua materna. Nossas reflexões estarão fundamentadas em autores que tratam sobre o assunto, tais como (PAULA), (TRAVAGLIA), (PIMENTEL DA SILVA), (BANIWA), além das orientações do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas (RCENEI), dentre outros textos da legislação pertinentes à educação escolar indígena. A metodologia do meu trabalho se compõe, por um lado, de pesquisa bibliográfica, com o aprofundamento no estudo das obras já mencionadas e a busca de bibliografia complementar para a escrita da dissertação, acerca do tema proposto, que é sobre o ensino de língua materna na escola indígena.E como se trata de um Mestrado Profissional, o foco está na ação pedagógica e na proposta de um produto pedagógico/educacional. A ação pedagógica consiste no percurso didático-metodológico, durante o qual conduzirei, como mediador, todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para língua materna.