HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCOLA KOMOMOYEA KOVOÊRO – TERENA MT
Ensino de Língua Portuguesa; Terena e Mebêngokrê; História em Quadrinhos; Sequência Didática
Esta pesquisa trata dos desafios dos professores da Escola Estadual Indígena Terena Komomoye Kovoêro para ensinar a língua portuguesa aos alunos Terena e Mebêngôkre (Kayapó). Considerando o contexto multilíngue da Escola Estadual no qual são faladas três línguas (Terena, Kayapó e Português), foram desenvolvidas experiências de ensino de português, a partir da leitura e da produção de histórias em quadrinhos. Esta proposta de pesquisa possui caráter qualitativo (MINAYO, 2001). As práticas pedagógicas aplicadas ocorreram através do recurso Sequência Didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). O recurso utilizado possibilitou interagir com as realidades desses povos indígenas em questão, pois foram através das História em Quadrinhos que as ações foram desenvolvidas. As histórias em quadrinhos foram escolhidas em virtude desses gêneros textuais em quadrinhos permitirem práticas pedagógicas que abrangem diversas áreas de conhecimento e variadas faixa etária de estudantes. Como instrumento de registro foram recolhidas as atividades desenvolvidas em sala, anotações de diário de campo, observações em sala, bem como relatos dos alunos e pessoas da comunidade após a conclusão da ação didática. O trabalho está fundamentado teoricamente em autores tais como: BARBOSA; RAMOS; MARCUSCHI; TRAVAGLIA entre outros. O resultado do presente trabalho possibilita ser uma fonte metodológica para os professores Terena MT e em outras realidades que deparam com a mesma situação desse vasto campo de riqueza cultural.