Banca de QUALIFICAÇÃO: EDICLÉIA PARESI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDICLÉIA PARESI
DATA : 03/05/2022
HORA: 19:30
LOCAL: BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

A LIDERANÇA DE DANIEL MATENHO CABIXI E JOÃO ARREZOMÃE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES HALITI PARESI


PALAVRAS-CHAVES:

POVO HALITI PARESI; FORMAÇÃO CONTINUADA; LIDERANÇA INDÍGENA; CULTURA TRADICIONAL


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Daniel Matenho Cabixi e João Arrezomae foram dois grandes líderes do povo Halliti Paresi e sempre estiveram preocupados com a formação escolar das crianças, temendo que a escola pudesse fazer os alunos esquecerem a sua cultura. Para eles, a escola deveria trabalhar a favor do Povo e não a favor da sociedade envolvente. Estas lideranças participaram de muitas reuniões em Prefeituras, Funai e até em Brasília para defender uma escola que pudesse valorizar a cultura Halliti Paresi. Este trabalho tem o objetivo de refletir e discutir sobre Formação Continuada de Professores para a educação escolar Haliti Paresi, usando os pensamentos e propostas para a educação escolar indígena destas duas grandes lideranças. Para construir este trabalho trazemos breves informações caracterizando a etnia, bem como alguns apontamentos sobre a educação escolar em contexto das aldeias Paresi. Em especial, trazemos uma seção sobre Formação Continuada de Professores Indígenas, bem como a importância de focar o trabalho pedagógico nas práticas e tradições culturais. Para discutir a importância da cultura e dos valores sagrados para os Haliti Paresi na rotina da Escola, vamos buscar vários artigos que foram publicados por Daniel Matenho Cabixi, entrevistas em jornais, de Daniel e João Arrezomae, assim como buscaremos documentos nas instâncias governamentais que indicam as reivindicações destas lideranças sobre a escola específica e diferenciada. Assim, FUNAI e Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra serão procuradas para buscar documentos e atas de cursos que estes dois líderes participaram e falaram de suas ideias sobre educação escolar nas aldeias. Também serão entrevistados anciãos e professores que participaram de reuniões e cursos em que estas lideranças falaram da educação escolar, bem como sobre os conselhos que ouviam de Daniel Cabixi e João Arrezoae Então, esta pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. As questões que podem ser discutidas para construir este trabalho são: como montar um material de apoio para Formação Continuada de Professores Haliti Paresi usando as ideias de lideranças da cultura? Quais propostas Daniel e João Arrezomae faziam para que a escola fosse mais próxima da cultura do Povo Haliti Paresi? Buscando valorizar estas duas lideranças, este trabalho vai ser concluído com a produção de um material de apoio (pode ser em forma de E-BOOK) específico para a formação de professores Haliti Paresi de modo a valorizar e engrandecer a cultura tradicional do nosso povo na rotina da educação escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 62713001 - MARIA HELENA RODRIGUES PAES
Interno - 60581007 - LISANIL DA CONCEICAO PATROCINIO PEREIRA
Interno - 35910002 - NEODIR PAULO TRAVESSINI
Externo à Instituição - FRANCISCA NOVANTINO PINTO DE ANGELO - SEDUC - MT
Notícia cadastrada em: 01/04/2022 08:37
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