RÓWAIHU’U’WA – É AQUELE QUE LÊ O MUNDO: UMA PALAVRA USADA QUANDO SE DIZ EDUCAÇÃO XAVANTE
Povo Xavante. Educação Indígena Xavante. Educação Escolar Xavante.
A educação escolar na aldeia é tratada como o futuro para a nova geração visando a formação no sentido de transformar para lutar na melhoria da vida, do meio ambiente e fortalecimento, na defesa e preservação da cultura. A cultura é trabalhada com o Xavante, desde o seu nascimento, seu crescimento e seu desenvolvimento. Tem o acompanhamento intelectual dentro e fora da cultura Xavante, como a do mundo globalizado. As meninas levam acompanhamento dos pais para que sejam bem-educadas, dentro e fora da escola. É necessário o trabalho em conjunto da comunidade da aldeia e da comunidade escolar para que cresçam com pés no chão. Para tanto é necessário que as duas pedagogias, a pedagogia da educação indígena e da educação escolar indígena, possam andar de mãos dadas, para que sejam aplicadas dentro do currículo da educação escolar indígenas. Para tanto é necessário que seja construída um modelo de Projeto Político Pedagógico no formato que seja aplicado dentro da cultura do povo e da cultura da educação escolar. Que este seja trabalhado dentro do conhecimento do ancião e do conhecimento dos professores. O modelo adequado é construir o calendário específico baseado a partir dos eixos temáticos praticados na cultura. Que assim, os professores juntos com a comunidade construam suas metodologias de ensino, respeitando o calendário letivo institucional. Que a partir disso tenha facilidade em construir os materiais didáticos para os professores, tendo uma educação escolar indígena específica e diferenciada. A escola se torna de todos, da comunidade da aldeia, dos anciãos, caçadores. A escola terá a cultura indígena.