Banca de DEFESA: BENILTON PEREIRA KOGEBOU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BENILTON PEREIRA KOGEBOU
DATA : 05/05/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

MEU NOME É KOGEBOU: A NOMINAÇÃO  BOE BORORO E SEUS SIGNIFICADOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Boe Bororo. Nominação. Cultura.Ensino.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho trata da importância do nome na língua materna Boe Bororo, prática cultural  que, atualmente, está desaparecendo entre as crianças e os jovens, pois estão perdendo o costume de chamar o outro pelo nome na língua materna. Por isso, tem como objetivo principal produzir um glossário com o nome e significados dos alunos, pois acredito que depois que as crianças souberem os significados, vão chamar  os colegas pelo nome na língua materna, pois nossos nomes, em Boe Bororo, têm significados que envolvem a natureza, como pássaros, animais, peixes, rios e córregos,  conforme o clã e subclã de cada pessoa. O trabalho foi produzido, a partir  dos conhecimentos milenares do meu povo, que buscamos repassá-los de geração em geração. Para realizá-lo,  pesquisei com um ancião da aldeia, o senhor Joaquim Batista Burudui (in memorian),  professores da minha escola, e com algumas mulheres. Pesquisei, ainda,  em alguns livros,  como a enciclopédia e o dicionario da língua materna Boe Bororo. Amparado por esse primeiro momento de pesquisa, trabalhei esse tema  com os alunos do 1º ano (fundamental I) ao 6º ano do ensino fundamental II,   período vespertino, partindo do levantamento dos próprios nomes deles. O meu objetivo em trabalhar com essas turmas foi porque observei em uma das minhas aulas, que quando eu fazia a chamada em sala de aula, por meio do nome Boe Bororo, eles não respondiam. Isso reforçou em mim, enquanto professor e, também, enquanto Boe Bororo,  o quanto era importante reavivar esse conhecimento ancestral, tão importante para nossa identidade. Vi,  ali, a escola como um instrumento valioso para ajudar na retomada desse saber e, ao mesmo tempo, como um dos caminhos para fortalecimento de nossa língua materna, indispensável em nosso processo de nominação Boe. O resultado  foi muito bom, porque agora os alunos sabem o significado dos seus nomes. Pude observar que consegui fazê-los entender a importância dos nomes, pois quando estou em sala de aula lecionando, escuto eles chamarem o outro pelo nome em Boe Bororo, sem que sejam cobrados. Isso é muito importante e significativo para nós,   pois quando comecei a desenvolver a pesquisa, observei que os alunos não chamavam outro pelo nome da língua materna. Com esta pesquisa,  fui trabalhando isso com eles, mostrando o significado dos nomes e o quanto é importante,  como forma de fortalecer nossa identidade como Boe. Assim eles foram aprendendo, pois não foi apenas uma vez que conversei com eles, voltei várias vezes nessa turma para falar dos significados dos nomes e, com isso, vamos retomando a prática da  nominação em nossa língua materna. Assim, desejo que o produto educacional produzido, juntamente, com minha pesquisa, sirva de material de apoio pedagógico para todas as escolas Boe Bororo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interna - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo ao Programa - 38925002 - ALCEU ZOIA
Externa à Instituição - ANA PAULA BRANDÃO - UFPA
Notícia cadastrada em: 14/04/2025 07:31
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