GRAFISMO INY: AS PINTURAS CORPORAIS E RITUAIS COMO PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Educação Indígena. Cultura Indígena. Povo Iny (Karajá).
O objetivo desta pesquisa é para que os jovens e alunos da comunidade escolar preservem, revitalizem e mantenha sua cultura ancestral de pintura corporal, o grafismo do povo Iny karajá. O uso de pintura corporal na sociedade indígena do povo Iny é muito importante. O grafismo é usado durante a festa cultural tradicional, em todos os rituais e festividades do povo Inymahadu (povo Iny). A pintura em alguma parte do corpo é uma identificação do povo indígena Iny. Originalmente o povo Iny usa o grafismo no dia a dia, principalmente nas festas cerimoniais e rituais realizado na aldeia (Krehawa). No dia do ritual de passagem de menino para a adolescente, os rapazes as mães, as tias ou tios faziam a pintura corporal de grafismo no rapaz, na moça, adolescente, pré-adolescente (weryrybo, jyre, bodu, ijadokoma) para que eles dancem e cantem na festa tradicional de hetohoky. A pintura representa alegria, esperança é o significado para povo Iny. Cada grafismo tem seu significado histórico, por tanto na família e na escola o ensino de grafismo é de suma importância, para a aprendizagem do jovem Iny, para manter a tradição da família, manter sempre esse trabalho de alinhamento de pintura, do grafismo do povo Iny. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma escrita de observação das práticas culturais cotidianas, usando a metodologia autoetnográfica e tem como produto educacional a produção de um caderno pedagógico que estimule o grafismo na escola indígena.