A HISTÓRIA DO MENINO QUE VIROU ROÇA
Uma Abordagem da Pedagogia Mỹky
Povo Myky, Roça tradicional, Ritual de Iniciação, Prática educativa.
RESUMO (língua Mỹky)
Apakanã arei tãpjanatã ijãny takajarikini wanjepja ijãny tãkjey ta waápa pedagógica kany mijakuapany jawuxomakareju mopäni. Ta jãi pyta wanamapi jãjãri ijãny tai ikjanamapi Iruupjata kjehy, tai Brasnorte kjapy kjehy ikjanamopi. Tai arei ijãny tãpanatã ijã akjey takarokjey ta pyta wakjey jãjã kjehy tai tãpirapjukjey ijãny takapusakaaraopani pykjanä waopani jãkany ijãny,tai pykjanä ijãny xiwjewukjey pykjany ijã mokoowy miakuapany jawuxomakareju mopäny. Tãpirapjunamäpi miakuapa kinã kewa escola kjehy, watuhowy manãnju kjehy mopäi kjehy tai JÉTAKAPY manãnjukjey tai jãkuapa kinã atjakapjukey JÉTANY tai pykjanã waopani jãkanyni ijãny.
RESUMO PORTUGUÊS
O presente trabalho sistematiza uma experiência pedagógica a partir da História do Menino que Virou Roça que é uma das Histórias fundantes da cultura Mỹky. Os Mỹky é um povo que vive na Aldeia Japuíra, Terra Indígena Menku, localizada no município de Brasnorte, Mato Grosso.O trabalho é uma experiência desenvolvida por um professor indígena que desenvolve um processo de ensino-aprendizagem a partir da sua cultura trazendo as história e rituais como objeto de aprendizagem para a sala de aula, as aulas práticas e as vivências nos rituais e trazendo em particular o ritual de iniciação dos meninos. A história do Menino que Virou Roça traz elementos e ciclos que permeia a vida cotidiana dos estudantes e de toda a comunidade, influenciando desde a religião Mỹky até os hábitos alimentares. A proposta pedagógica foi organizada a partir da História do Menino que Virou Roça buscou entender a roça Mỹky como um espaço cultural que envolve todos os aspectos da comunidade, o econômico, o educativo, os rituais. Na análise realizada pelo professor indígena feita através do ritual de iniciação que acontece no Ritual da Roça de Jetá, traz a configuração da educação tradicional do povo Mỹky.