MEMÓRIA E ORALIDADE: SABERES SOBRE A CERÂMICA HALITI-PARESI NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Educação Escolar Haliti. Ensino. Língua Materna. Cerâmica. Memória
Este trabalho se insere na linha de pesquisa “Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural”, do programa de pós-graduação em nível de mestrado profissional, “Ensino em Contexto Indígena Intercultural -PPGECII/UNEMAT, campus universitário de Barra do Bugres-MT. Ele tem como objetivo principal, por meio de uma prática pedagógica e, de forma multidisciplinar, retomar os conhecimentos orais sobre a cerâmica Haliti, a partir da memória de nossos anciãos. Somado a isso, queremos reforçar a importância de ter a escola como meio de fortalecimento e retomada cultural, tomando como referência os antigos processos e saberes do meu povo Haliti-Paresi sobre a confecção da panela de barro. Além disso, tem o objetivo de contribuir para os processos históricos de retomada da memória e valorização da cultura, no contexto escolar, a partir dos conhecimentos relacionados à cerâmica Haliti-Paresí, uma cultura material e imaterial, presente na memória de nossos anciãos. Do ponto de vista metodológico considera uma perspectiva multidisciplinar procurando relacioná-los com as diferentes disciplinas da educação básica e, por fim, indica como produto educacional a elaboração de um catálogo como um recurso pedagógico que se articula aos objetivos e metodologias propostos pela pesquisa.