O GRAFISMO NO CONTEXTO INTERCULTURAL NA ESCOLA KURÂ-BAKAIRI
Povo Kurâ-Bakairí. Educação Escolar Indígena. Ensino de Grafismo
A presente pesquisa foi realizada nas comunidades das Aldeias Kurâ-Bakairí, na Terra Indígena Bakairi, localizadas nos municípios de Paranatinga e Planalto da Serra, estado de Mato Grosso, Brasil. De abordagem qualitativa hetinográfica e utilizando a observação participante, a pesquisa teve como objetivo principal apresentar a cultura Kurâ-Bakairí, especificamente os grafismos. E como específicos: 1) apresentar o povo Kurâ-Bakairí em relação aos aspectos sociais e culturais; 2) apresentar as comunidades que pertencem à Terra Indígena Bakairi, desde a origem até os dias atuais; 3) produzir um catálogo contendo os grafismos Kurâ-Bakairí. Para a construção desse material foi necessária a ajuda dos professores, de diretoras e dos alunos para ilustrar as figuras ou desenhar as pinturas corporais masculina e feminina, além de conversas com os anciãos. Este material poderá ser utilizado na Escola Estadual Indígena Kurâ-Bakairí, Escola Municipal Indígena José Pires Uluko, Escola Estadual de Educação Básica Aturua, Escola Municipal Indígena Otávio Kurewe, Escola Municipal Indígena Paikum e Escola Municipal Indígena Vicente Kaiawa da Terra Indígena Bakairi região de Paranatinga – MT, com o intuito de fortalecer a identidade e a cultura desse povo, a qual foi revitalizada na Escola Estadual Indígena Kurâ-Bakairí, uma instituição que é resultante de intensas reinvindicações desse povo, pelo reconhecimento e legitimação da cultura. Uma vez aprendizado na oralidade fica gravada na memória sempre praticando na aula junto com demais colegas sendo eles aluno como instrutor do companheiro, mas lento no aprendizado, uma vez o que aprendemos na escola e na vida fica para vida toda jamais esqueceremos.