HISTÓRIAS HALITI-PARESI COMO MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Língua Materna Haliti. Ensino. Narrativas. Saberes Tradicionais
Nesse trabalho, apresento quatro histórias Haliti-Paresi ilustradas, como proposta de material de apoio pedagógico para os anos iniciais, de nossas escolas indígenas, com foco em nossa língua materna. Essas histórias foram contadas na língua Haliti por anciãs de nossa aldeia, em rodas de contação de histórias para as crianças, no final da tarde de alguns dias da semana, durante o verão de abril de 2024. O registro escrito dessas narrativas, na língua Haliti, foi feito por mim, juntamente com o professor Ângelo Kezomae, após essa primeira prática de oralidade. A ilustração das historinhas foi feita por um dos alunos da escola, sob a minha orientação. A ideia de desenvolver este trabalho, trazendo algumas de nossas histórias como material de apoio didático para o ensino de língua materna nos anos iniciais, é porque nós, professores Haliti, temos uma grande preocupação com a língua materna na nossa comunidade, lembrando de que estamos no mundo globalizado, portanto, nosso protagonismo é fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem. Com isso, precisamos propor e planejar nossas próprias atividades, produzir nossos materiais didáticos específicos para que as crianças valorizem a primeira língua, para que se sintam à vontade em se expressar no seu próprio idioma, tanto na modalidade oral e escrita, com isso a língua se fortalece e continuará viva entre nós. Além do mais, a escuta e o diálogo entre nossa educação tradicional e a educação escolar são fundamentais porque é uma maneira de fortalecer nossos saberes tradicionais, uma vez que a escola, para nós, é uma grande aliada nesse processo.