EDUCAÇÃO AMBIENTAL POIPULAR INDÍGENA TERENA: O PENSAR E O FAZER RETRATADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TERENA KOMOMOYEA KOVOERO
Educação escolar indígena, Saberes indígenas e Educação ambiental
Este trabalho é sobre a Educação Ambiental Terena, o pensar e fazer retratado nas práticas pedagógicas da Escola Estadual Indígena Terena Komomoyea Kovoero, na aldeia Kuxonety Poke’e, Terra Indígena Iriri Novo. Teve como objetivo compreender os conhecimentos, e as práticas culturais do povo Terena que dialoga com a Educação Ambiental considerando a realidade e os problemas dentro do território para o desenvolvimento de práticas pedagógicas junto aos alunos/as e a própria comunidade indígena sobre a importância da relação ser-humano/natureza. É importante mencionar que a escola, os anciãos e as famílias contribuíram muito com a realização da pesquisa, uma pesquisa qualitativa, com aulas de campo junto com os alunos/as do 4º e 5º ano, compreendemos que existe a necessidade da contribuição do ser humano com os cuidados com a natureza, um comprometimento com o Bem Viver, e compromisso com a vida e todos os seres vivos e para com cada um de nós seres viventes neste planeta. O estudo demostrou a importância da educação ambiental popular indígena dentro da perspectiva da sustentabilidade, considerando a nossa cosmovisão, costumes, tradições, conhecimentos e espiritualidade Terena, também evidenciou que a educação escolar indígena pode desenvolver um trabalho de ensino significativo nas orientações da interculturalidade em educação ambiental própria do Terena.