Banca de QUALIFICAÇÃO: EDITH VIEIRA VANNI PENHAVEL MARMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDITH VIEIRA VANNI PENHAVEL MARMOS
DATA : 02/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/oqo-dbsg-rkr Qualificação Edith Terça-feira, 2 de dezembro · 09:00 – 10:00
TÍTULO:

PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

PRÁTICAS INCLUSIVAS; PEDAGOGIA VISUAL; ENSINO MÉDIO; ESTUDANTES SURDOS


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), teve como objetivo geral analisar as diversas possibilidades que podem auxiliar o/a professor/a para que se desempenhe na sua prática pedagógica um ensino inclusivo, dentro do contexto escolar bilingue pelos recursos visuais de contextualização de sinais, como estratégia na promoção do acesso à construção da aprendizagem do aluno surdo na escola básica.Os objetivos específicos são: Verificar quais têm sido os principais desafios encontrados por professores para o ensino de estudantes surdos em uma escola pública estadual no interior do estado de Mato Grosso; Identificar quais as estratégias de ensino adotadas pelos docentes e pelas unidades escolares para atender os estudantes surdos identificando, assim, qual a concepção de educação inclusiva tem sido praticada; Investigar as possibildades de práticas pedagógicas de professores de ensino médio para um ensino inclusivo voltado à aprendizagem de aluno; Desenvolver um E-book Ilustrado com Sugestões de Sequência Didática para a sensibilização do corpo docente acerca das estratégias e as diversas formas/maneiras de como os professores desempenharem a sua prática pedagógica dentro do contexto escolar bilingue e visual na perspectiva da Educação Inclusiva viabilizando acesso à construção da aprendizagem do aluno surdo na sala de aula.A metodologia utilizada nesta pesquisa, quanto à forma de estudo, foi classificada como exploratória-descritiva, envolvendo a abordagem quali-quantitativa, com observações participantes e aplicação de questionários utilizados na coleta de dados quantitativos sobre as práticas atuais e a percepção dos professores com relação a pedagogia visual, práticas inclusivas e os desafios encontrados no cotidiano escolar na realização do fazer pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Interna - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Externo à Instituição - 020.948.371-73 - VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE - UECE
Notícia cadastrada em: 12/11/2025 10:51
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1