PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS
PRÁTICAS INCLUSIVAS; PEDAGOGIA VISUAL; ENSINO MÉDIO; ESTUDANTES SURDOS
Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), teve como objetivo geral analisar as diversas possibilidades que podem auxiliar o/a professor/a para que se desempenhe na sua prática pedagógica um ensino inclusivo, dentro do contexto escolar bilingue pelos recursos visuais de contextualização de sinais, como estratégia na promoção do acesso à construção da aprendizagem do aluno surdo na escola básica.Os objetivos específicos são: Verificar quais têm sido os principais desafios encontrados por professores para o ensino de estudantes surdos em uma escola pública estadual no interior do estado de Mato Grosso; Identificar quais as estratégias de ensino adotadas pelos docentes e pelas unidades escolares para atender os estudantes surdos identificando, assim, qual a concepção de educação inclusiva tem sido praticada; Investigar as possibildades de práticas pedagógicas de professores de ensino médio para um ensino inclusivo voltado à aprendizagem de aluno; Desenvolver um E-book Ilustrado com Sugestões de Sequência Didática para a sensibilização do corpo docente acerca das estratégias e as diversas formas/maneiras de como os professores desempenharem a sua prática pedagógica dentro do contexto escolar bilingue e visual na perspectiva da Educação Inclusiva viabilizando acesso à construção da aprendizagem do aluno surdo na sala de aula.A metodologia utilizada nesta pesquisa, quanto à forma de estudo, foi classificada como exploratória-descritiva, envolvendo a abordagem quali-quantitativa, com observações participantes e aplicação de questionários utilizados na coleta de dados quantitativos sobre as práticas atuais e a percepção dos professores com relação a pedagogia visual, práticas inclusivas e os desafios encontrados no cotidiano escolar na realização do fazer pedagógico.