PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DA REDE MUNICIPAL DE JUARA/MT: ORIENTAÇÕES DE PAIS E PROFESSORES
Autismo. Educação básica. Protocolos de atendimento
O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo sobre os protocolos iniciais adequados para professores e pais que garantam a inclusão dos alunos com autismo nas escolas municipais. Pretende-se realizar um estudo sobre os protocolos iniciais, de acordo com o ponto de vista dos pais e dos professores, seriam adequados a realidade da escola envolvida na pesquisa e dos seus filhos garantindo assim a inclusão dos mesmos nas escolas municipais de Juara. Pretendemos identificar quais tem sido as estratégias adotadas pelas unidades escolares na perspectiva das orientações para atender aos estudantes público-alvo da educação especial matriculados na rede básica de ensino do município de Juara – MT; identificar quais os desafios encontrados pelos professores e pela gestão escolar para garantir o atendimento inclusivo nas práticas educativas para os estudantes com TEA; verificar quais os principais desafios e dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas de sala de aula com os estudantes com TEA; averiguar a percepção e concepção dos professores sobre práticas inclusivas com alunos com deficiências e, especialmente com TEA na educação básica e por último, desenvolver um modelo de Protocolo para Atendimento Inicial para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – PAIPTEA, como produto educacional para auxiliar os professores acerca do atendimento de estudantes com TEA na rede básica do município de Juara -MT. Neste sentido, o Protocolo de Atendimento Inicial à Pessoa com TEA – PAIPTEA pode ser compreendido como um documento que venha a estabelecer diretrizes e orientações para os docentes para melhorar e mediar o acompanhamento dos alunos com TEA. A abordagem metodológica é qualitativa se concentra em um universo de significados, motivos e crenças, o que foi fundamental para captar as vivências e os desafios de professores, gestores e pais. Para coletar os dados faremos entrevista semiestruturada e envolve pais, professores e gestores. As falas foram gravadas com o consentimento dos participantes, transcritas na íntegra.