Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE FRANCISCA DA SILVA VECHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE FRANCISCA DA SILVA VECHI
DATA : 03/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: via Google Meet
TÍTULO:

A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


PALAVRAS-CHAVES:

TEA; Equivalência de Estímulos; Alfabetização.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT e está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial e Inclusiva. Considerando a necessidade de compreender as particularidades do TEA e de desenvolver metodologias adaptadas que considerem a individualidade do estudante com TEA, a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão “como a Equivalência de Estímulos pode contribuir para a alfabetização de estudantes com TEA?”. O objetivo foi investigar as contribuições da Equivalência de Estímulos para a alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação como técnica investigativa e a abordagem qualitativa para condução da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, pois aborda um tema pouco investigado no Brasil, principalmente relacionado à educação e à aplicação da Equivalência de Estímulos no processo de alfabetização de estudantes com TEA. O estudo desenvolvido pela autora inicialmente envolveu três estudantes com TEA, no entanto, apenas dois dos participantes se mantiveram presentes até o final da pesquisa. Os participantes do estudo tinham entre 5 e 6 anos de idade, eram matriculados na rede municipal de ensino e frequentadores da sala de atendimento educacional especializado, no qual eram atendidos pela pesquisadora vigente no contraturno escolar. Como recurso educacional foi elaborado uma trilha de alfabetização com procedimento de um programa de ensino de leitura e escrita de palavras baseado na teoria da Equivalência de Estímulos. Os resultados demonstraram que o programa de ensino baseado no paradigma da Equivalência de Estímulos contribuiu para a aprendizagem de leitura e escrita de palavras substantivadas de estudantes com TEA, sendo necessárias poucas sessões de ensino.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - 306.824.178-23 - ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE - UFR
Notícia cadastrada em: 29/10/2025 09:16
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1