Banca de QUALIFICAÇÃO: OLIVÉRIA RONILDA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OLIVÉRIA RONILDA RODRIGUES
DATA : 24/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

EXPRESSÕES DO COTIDIANO ESCOLAR:  O TRABALHO DESEMPENHADO POR AUXILIARES DE ALUNOS COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE  SINOP- MT


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. Auxiliar educacional. Escola pública.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (UNEMAT) e está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo teve como objetivo analisar a atuação de auxiliares educacionais no processo de inclusão e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública da rede municipal de Sinop-MT, investigando suas práticas, a percepção dos professores sobre seu papel e o uso dos relatórios do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no planejamento pedagógico. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, utilizando análise documental do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e dos planos de ensino, observação participante em salas de aula e análise dos relatórios do AEE. Os resultados apontam que as auxiliares participantes da pesquisa exercem papel relevante na mediação das interações sociais, na adaptação de atividades e no estímulo à autonomia de alunos com TEA. Contudo, foram evidenciadas fragilidades relacionadas à definição clara de suas atribuições, à ausência de formação continuada e à limitada articulação com os professores regentes, muitos dos quais resistem ao planejamento diferenciado e não utilizam os relatórios do AEE como subsídio pedagógico. Conclui-se que a atuação dos auxiliares é essencial para a efetivação da Educação Inclusiva, mas sua potencialidade depende de políticas públicas que assegurem melhores condições de trabalho, oportunidades de formação permanente e integração entre os diferentes atores pedagógicos. Este estudo contribui ao dar visibilidade a esses profissionais, e recomenda o desenvolvimento de pesquisas em outros contextos escolares, de modo a ampliar o debate sobre o papel dos auxiliares educacionais na Educação Inclusiva no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interna - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Externa ao Programa - 114992016 - THIELIDE VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN
Notícia cadastrada em: 22/10/2025 08:08
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