Trabalho Colaborativo em Classes Mediadas para estudantes surdos de anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal
Ensino Fundamental; Estudantes surdos; Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas; Trabalho Colaborativo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o PROFEI– Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no biênio de 2023 a 2024, na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”. O estudo centrou-se na reflexão sobre o Trabalho Colaborativo no atendimento aos estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental, matriculados em classes bilíngues mediadas, em uma escola polo do Distrito Federal. O estudo traz como objetivo geral promover práticas colaborativas através dos conceitos e fundamentos do Trabalho Colaborativo, por meio de um trabalho de pesquisa-ação. Além disso, pretende-se fornecer subsídios e informações que possam nortear a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, caracterizada por seu viés participativo e voltada para a promoção de mudanças sociais no ambiente pesquisado, além de incentivar uma prática social reflexiva. A inclusão de elementos da pesquisa narrativa valorizou os relatos e experiências dos participantes, revelando aspectos subjetivos e singulares do contexto investigado. A abordagem qualitativa permitiu captar a complexidade das práticas colaborativas, utilizando instrumentos como a observação direta. O estudo não somente mapeou desafios e potencialidades do cotidiano da escola polo, mas também resultou na elaboração de um produto concreto: a construção de um recurso educacional voltado a subsidiar o trabalho dos profissionais da educação de surdos, em especial daqueles que atuam com estudantes matriculados nas Classes Mediadas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam as contribuições do trabalho colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados evidenciam as contribuições do Trabalho Colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental.