Banca de DEFESA: LUIZ DA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ DA SILVA SOARES
DATA : 13/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Síncrono - Sistema - Universidade do Estado de Mato Grosso
TÍTULO:

A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CAMPUS DE SINOP


PALAVRAS-CHAVES:

Práxis, Formação Inicial, Acadêmicos Surdos, Ensino Superior, Pedagogia.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Este texto dissertativo apresenta uma pesquisa sobre a realidade vivenciada por acadêmicas surdas, professores e tradutores intérpretes de Libras e Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. Na oportunidade, o objeto de pesquisa indaga sobre a práxis educativa constituída e produzida no processo de formação inicial de estudantes surdos do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as políticas públicas e suas correlações com a práxis educativa inclusiva de estudantes surdos no processo de formação de professores. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e, para isso, utilizamos a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, pautando-nos por análises documentais. Para a realização do estudo tivemos o embasamento teórico, tais como:  Freire (1987), Goldfeld (2002), Strobel (2009), Quadros (2011), Santos e Lacerda (2024), dentre outros. Do produto educacional, foi elaborado um Guia Orientativo construído a partir das necessidades evidenciadas de professores, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, acadêmicas surdas durante a coleta de dados, e, com isso, proporcionar benefícios a estudantes e profissionais do Ensino Superior da universidade pública pesquisada, com foco na comunidade de acadêmicos surdos. Em suma, como resultados podemos indagar que a pesquisa nos possibilitou conhecer a realidade vivenciada a partir da práxis na formação inicial de acadêmicas surdas do Curso de Pedagogia, onde mesmo com as políticas públicas de acesso, inclusão e permanência, ainda assim são encontradas dificuldades no espaço de formação inicial de professores. Logo, são necessárias ações que estimulem a criação de núcleos de apoio à acadêmicos e os profissionais envolvidos no processo educacional das pessoas surdas. Desta forma, todos serão beneficiados e, certamente, sanadas muitas dificuldades como as apresentadas nesta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interna - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Externo ao Programa - 82413001 - JOSE LUIZ MULLER
Notícia cadastrada em: 15/10/2025 14:03
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