Banca de QUALIFICAÇÃO: ELESSANDRA FERREIRA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELESSANDRA FERREIRA DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 28/05/2024
HORA: 13:30
LOCAL: SALA DO MEET: meet.google.com/jkx-paan-feq
TÍTULO:

O COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma experiência no município de Sinop - MT

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Coensino; Educação Infantil; ações colaborativas; Educação Inclusiva.

 
 

PÁGINAS: 83
RESUMO:

A presente pesquisa buscou analisar como as ações colaborativas utilizando-se da proposta do Coensino podem contribuir com desenvolvimento das crianças público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola de Educação Infantil no município de Sinop-MT. No estudo de revisão bibliográfica formam analisados a Constituição Federal de 1988, Declaração Mundial da UNESCO (1990), Declaração de Salamanca (1994), Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Declaração de Incheon (2015), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 13.005/2014, Lei n°13.146/2015, Resolução n° 4/2009 e Normativa municipal n° 002/SMEEC/2022. Para composição da fundamentação teórica que discute a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva foram analisamos as obras de Mendes (2010), Mantoan (2015 e 2021), Rabelo (2012), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), Mendes, Almeida e Toyoda (2011), Stopa (2002), Braun e Marin (2013) e Capelline e Mendes (2008). A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa sendo caracterizada como uma pesquisa colaborativa, uma modalidade de investigação que permite a pesquisadora atuar junto com as professoras do ensino comum e assim contribuir para com a formação docente. Nas etapas de desenvolvimento da pesquisa de campo, primeiramente foi realizada uma reunião com todos os professores da unidade escolar e em seguida aplicado um questionário com seis questões semiestruturadas para todos os 15 professores da unidade educativa. Na sequência foi realizada a entrevista composta por cinco questões que foram gravadas (com gravador e/ou celular) e transcritas para uma melhor análise dos dados, com os gestores da escola, composta pela diretora e por uma coordenadora e com a coordenadora da Educação Especial do município de Sinop. Posteriormente foi realizada a experiência da prática do Coensino em duas salas de Educação Infantil do ensino comum que atendiam crianças público alvo da Educação Especial (PAEE). As atividades de Coensino foram realizadas uma vez na semana com duração de 4 horas, pelo período de quatro meses. O diário de bordo foi um instrumento utilizado nesta etapa da pesquisa com o intuito de facilitar e organizar o registro das situações pertinentes a pesquisa. A pesquisa buscou, portanto, investigar como as ações colaborativas entre o professor que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e o professor que atua na sala comum, utilizando -se da proposta do Coensino podem contribuir com desenvolvimento das crianças PAEE na Educação Infantil. Os resultados alcançados com a relação à literatura pesquisada mostram que o Coensino favorece a inclusão escolar e o desenvolvimento de todas as crianças. Após a vivencia da proposta no ensino comum foi possível perceber as contribuições que o Coensino oportuniza no desenvolvimento das crianças PAEE, no entanto fico nítido também a necessidade de mais estudos sobre práticas colaborativas e suas possibilidades de desenvolvimento, para que haja entre os professores maior interação e compreensão sobre as contribuições que o Coensino possibilita na busca de uma educação inclusiva eficaz. A pesquisa também aponta o anseio dos professores por formações continuadas que contemplem a inclusão escolar. Os dados obtidos na pesquisa propiciaram a elaboração de um material de apoio pedagógico (Guia Pedagógico) para orientar os professores da sala comum sobre as possibilidades de ações colaborativas entre ele e o professor especialista que atua na sala do AEE, na perspectiva de uma Educação Inclusiva de qualidade.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Interno - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 09/05/2024 07:28
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