Banca de QUALIFICAÇÃO: JESIEL CARDOSO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESIEL CARDOSO REIS
DATA : 17/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Qualificação Jesiel Segunda-feira, 17 de junho · 14:00 até 16:00 Fuso horário: America/Cuiaba Como p
TÍTULO:

O ENSINO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; Inclusão; Ensino Colaborativo; Ensino Médio.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A educação passou por profundas transformações nos últimos anos. A Educação Especial e Inclusiva teve e tem destaque neste momento contribuindo com um plano de atendimento aos alunos com deficiências em escolas onde este público seja capaz de desenvolver suas potencialidades. Sendo assim, este projeto visa verificar se estudantes diagnosticados com TEA, em uma escola da rede estadual de Rondonópolis-MT, possuem a compreensão das Figuras de Linguagem através de um protocolo de atividades pedagógicas, de caráter objetiva, para quantificarmos um nível de assimilação no contexto proposto, visto que são habilidades básicas dos documentos oficiais como BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e DRC-MT (Documento Referencial Curricular de Mato Grosso). Com os levantamentos dos resultados do diagnóstico, uma cartilha, com as mais comuns figuras de linguagem, será produzida, ilustrada e trabalhada com eles a fim de que se familiarize com as expressões, visando a internalização de seus significados e contribuindo para domínio destas habilidades. Para isso, utilizar-se-á a coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Logo, literaturas sobre a temática serão analisadas, fichadas e resumidas; já a pesquisa de campo se dará por meio de seleção de quatro estudantes com TEA, suporte nível 1, e um estudante com suporte nível 3, todos do ensino médio – uma vez que são esses os estudantes mais afetados por não terem tido um acompanhamento desde a pré-escola –, devidamente matriculados na Sala de Recursos de uma escola do município de Rondonópolis-MT, em que serão submetidos a uma atividade diagnóstica com 10 questões inicialmente, com prévia autorização do Comitê de Ética da Universidade Estatual de Mato Grosso, bem como dos pais e/ou responsáveis dos estudantes por meio do Termo de Consentimento. Esse protocolo diagnóstico será disponibilizado via “Google Forms” e impresso conforme melhor aceitação dos estudantes. A partir dos resultados obtidos, serão criadas atividades com variações dos instrumentos como comunicação alternativa (podendo ser escrita ou por imagens), cartilha, vídeos, exercícios através de mídias tecnológicas de forma a se avaliar qual proporcionará mais retenção do conteúdo proposto; apresentar-se-á diversas representações de Figuras de Linguagem de forma a contribuir com fomentar as habilidades dos estudantes no que concerne à compreensão dos discursos com a presença de expressões figurativas. Esse estudo parte de um trabalho colaborativo direto com a professora da Sala de Recursos e Multimídia (SRM) e visa auxiliar professores que atuam na educação básica no atendimento a esse público que cada vez mais serão incluídos na sala de aula comum, corroborando no alcance dessas habilidades, proporcionando melhor lidar com a vida fora da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - ESTELA INÊS LEITE TOSTA - SEDUC - MT
Notícia cadastrada em: 04/06/2024 10:02
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