Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLI DE FÁTIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLI DE FÁTIMA DA SILVA
DATA : 28/06/2024
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/vjj-zbuw-vty
TÍTULO:

Análise da potencialidade dos aplicativos móveis disponíveis como instrumento para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista não verbal


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem; Tecnologia Assistiva, Transtorno do Espectro Autista.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A presente pesquisa visa investigar a potencialidade dos aplicativos móveis como instrumento pedagógico no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Especificamente, pretende-se avaliar e identificar quais características dos aplicativos podem ser eficazes para o aprendizado. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma revisão abrangente da literatura sobre o uso de tecnologias assistivas e aplicativos móveis na educação de crianças com TEA. Essa revisão forneceu a base teórica necessária para entender o estado atual das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na educação infantil, recursos de comunicação alternativa e aumentativa utilizados na Sala de Recursos Multifuncional verificando quais dificuldades enfrentadas pelos professores no Ensino Aprendizagem no desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA não verbal na Educação Infantil. Posteriormente, foi selecionado um conjunto diversificado de aplicativos focados em diferentes habilidades, tais como comunicação, habilidades sociais e habilidades cognitivas. A seleção dos aplicativos foi criteriosa, analisando suas funcionalidades educacionais. Esse estudo incluiu entrevistas com professores do Atendimento Educacional Especializado das salas de recursos multifuncionais que atuam com crianças com TEA na Educação Infantil no município de Tangará da Serra. Esses profissionais forneceram percepções sobre o uso das tecnologias assistivas e dos aplicativos móveis no trabalho pedagógico com crianças com TEA não verbal.            Foi realizada a análise qualitativa das entrevistas e observações foi conduzida para identificar como o trabalho pedagógico está sendo realizado com crianças TEA não verbal e como o uso de aplicativos pode auxiliar no ensino, aprendizagem e comunicação dessas crianças. Os dados coletados foram analisados para identificar que pudessem informar práticas pedagógicas mais eficazes. Os resultados preliminares sugerem que os aplicativos móveis têm um potencial significativo para apoiar o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais de crianças com TEA não verbal. Com as características como interatividade, feedback imediato e a possibilidade de personalização parecem ser eficazes. Além disso, os professores relataram que os aplicativos ajudaram a engajar as crianças de maneiras que métodos tradicionais não conseguiram.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interno - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Externa à Instituição - VALQUIRIA PERASSOLO - SEDUC-MT
Notícia cadastrada em: 24/05/2024 15:37
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