Banca de DEFESA: EDINEIA DE ARRUDA AMÉRICO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDINEIA DE ARRUDA AMÉRICO
DATA : 12/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/dwn-uyaq-ffc
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SINOP-MT

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Educação física inclusiva. Adaptação curricular. Práticas Pedagógicas Inclusivas.

 

 


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como são aplicadas as formações continuadas para os profissionais da educação e promover capacitação sobre a inclusão aos professores de Educação Física na Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias em Sinop-MT. A justificativa de escolha desta temática de pesquisa parte de minhas experiências enquanto docente do componente curricular de Educação Física, ao observar os déficits na formação dos professores para propiciar aulas de fato inclusivas aos estudantes com deficiência. Neste sentido, busquei fortalecer com esta pesquisa a necessidade de formação continuada especifica aos professores de Educação Física visando atender as atuais demandas sobre a complexidade da educação inclusiva. A partir dos objetivos de pesquisa definidos e objeto de pesquisa delimitado lancei a seguinte pergunta de pesquisa: como propor uma formação continuada que auxilie os docentes em suas aulas com os estudantes com deficiência? Para o desenvolvimento da pesquisa a mesma pautou-se na abordagem metodológica qualitativa com foco na pesquisa-ação, que é descrita por Marconi e Lakatos (2022). Os participantes desta pesquisa foram dois professores de Educação Física atuantes nas turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I e um coordenador pedagógico graduado em Pedagogia, ambos profissionais efetivos da rede municipal de ensino de Sinop-MT, lotados na instituição EMEB Armando Dias. O produto educacional desenvolvido nesta pesquisa foi um curso de formação continuada, este realizado em umperíodo de seis meses, de abril a setembro de 2024 tendo a participação de todos os professores da instituição campo de pesquisa EMEB Armando Dias. Para compor a discussão teórica e análise de dados da pesquisa, foram utilizados os estudos de: Almeida; Santos (2020), Campos e Silva (2021), Ferreira e Lopes (2019), Fiorini (2015), Martins, Gomes e Costa (2017), Santos e Carvalho (2020).Como resultados da presente pesquisa, observo que a formação continuada é um fator fundamental para dar os subsídios necessários para complementar a atuação profissional dos professores, assim como superar os déficits encontrados na formação inicial. A adoção da pesquisa-ação como método de pesquisa foi essencial para promoção de um diálogo mais próximo entre pesquisadora e participantes, além de efetivamente abordar as reais necessidades e problemáticas enfrentadas pelos participantes da pesquisa em sua prática docente. Por fim, o produto educacional (curso de formação continuada) demonstrou ser um instrumento essencial para o desenvolvimento profissional dos professores e para a promoção da inclusão escolar. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - NATALIA CRISTINA DE OLIVEIRA - UFMS
Notícia cadastrada em: 20/01/2025 14:33
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