EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS
Educação Física; Tecnologia Assistiva; Inclusão Escolar.
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino no município de Aripuanã/MT. O contexto histórico da Educação Física demonstra que os alunos mais fortes, mais ágeis, mais rápidos e mais habilidosos foram ao longo do tempo mais valorizados em relação àqueles que não possuíam tais características. Ao passar dos anos a Educação Física iniciou a valorização de outras características, como o trabalho em equipe, a socialização, o respeito as regras e os conhecimentos assimilados com as unidades temáticas vivenciadas. Quando abordamos a Educação Física Inclusiva ainda encontramos uma série de dificuldades para promover ambientes de aprendizagem que favoreçam a todos, em especial, para o contexto que envolve a formação inicial e continuada dos professores. A tecnologia Assisitiva pode funcionar como um recurso que visa contribuir complementando ou suplementando as necessidades do Público alvo da Educação Especial. Neste sentido a questão problema que norteou esta pesquisa foi: como os professores de Educação Física do município de Aripuanã/MT utilizam as Tecnologias Assistivas em suas aulas de Educação Física? A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva, os sujeito do estudo foram 08 professores de Educação Física do município de Aripuanã/MT. A coleta de dados se deu por meio do questionário e da entrevista e a análise dos dados ocorreu por meio dos eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que a Tecnologia Assistiva ainda é pouco explorada dentro da Educação Física. Apesar do seu potencial, muitos Professores de Educação Física ainda enfrentam dificuldades em utilizar esses recursos por falta de formação e suporte adequado. O produto educacional originário desta pesquisa visa contribuir para suprir a lacuna que envolve os temas apresentados e discutidos nesta pesquisa. Deste modo, acredita-se que seja fundamental investimentos em formação continuada e acesso a materiais/equipamentos especializados e específicos para que os professores possam conhecer e implementar estratégias inclusivas eficazes.