Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE NUBIA GOSSLER LIMA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REJANE NUBIA GOSSLER LIMA MORAIS
DATA : 08/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Meet Google - meet.google.com/syy-vcdo-chv
TÍTULO:

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

alfabetização; educação inclusiva; instrumento de registro; Transtorno do Espectro Autista. 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFE,I da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, inserida na Linha de Pesquisa I: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Intitulada “Os desafios da alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista”, a investigação tem como foco a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do ensino fundamental e procura destacar a necessidade de estudos direcionados aos desafios enfrentados em salas de aula comuns, geralmente compostas por um número expressivo de alunos. Nesse contexto, justifica-se, sobretudo, pela falta de conhecimento dos professores sobre as práticas adequadas para atender aos alunos com TEA, que constituem o público-alvo deste estudo, o qual é conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar no processo de alfabetização de alunos com TEA, bem como identificar como é feito o registro e acompanhamento desses estudantes. Alinhados a esse propósito, são objetivos específicos desta pesquisa: refletir e conhecer os principais aspectos da alfabetização de aluno com TEA; descrever os espaços de alfabetização da escola investigada; e propor um instrumento pedagógico que contemple campos para o registro e acompanhamento das habilidades emocionais, sociais e cognitivas desenvolvidas e em desenvolvimento pelo aluno. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa se orienta por uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios. Quanto aos procedimentos, foram utilizadas tanto a pesquisa bibliografia quanto a pesquisa de campo.  Para produção de dados, recorreu-se à observação em ambientes escolares, além da aplicação de entrevista/questionário, no formato online, a professores e coordenadores da escola participante o estudo.  A pesquisa foi devidamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme parecer Nº 7.076.601, atendendo aos requisitos estabelecidos para estudos com seres humanos. Os resultados obtidos revelam uma lacuna significativa na formação dos professores da sala comum no que se refere ao trabalho com alunos com TEA. Muitas vezes, os docentes não sabem quais estratégias utilizar no processo de alfabetização desses alunos, o que aponta para a falta de conhecimento quanto ao Transtorno. Os dados da pesquisa indicam que, para a alfabetização de crianças com TEA ser bem-sucedida, é necessário o esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo. Nesse sentido, o Plano de Ensino Individualizado (PEI) é identificado como uma estratégia importante para a adaptação do ensino na sala de aula comum, favorecendo o processo de alfabetização. No entanto, os registros de aprendizagem são pouco padronizados e não priorizam as especificidades dos alunos com TEA. Assim, considerando a proposta do Mestrado Profissional, um Recurso Educacional foi elaborado a partir dos dados coletados e da revisão da literatura, resultando no Instrumento de Registro de Aprendizagem de alunos com TEA, cujo objetivo é registrar as especificidades do aluno TEA no processo de alfabetização e acompanhar o seu nível de desenvolvimento nas habilidades de língua portuguesa. Este instrumento se apresenta como uma ferramenta valiosa, fornecendo uma base sólida para os professores oferecerem uma educação inclusiva, respeitando as particularidades de cada aluno com TEA e favorecendo seu desenvolvimento de forma plena e humanizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - KARLA DANIELE DE SÁ MACIEL LUZ - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 22/08/2025 14:55
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