FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO EXPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VILHENA-RO
Inclusão Escolar. Formação de Professores. Alunos com Autismo
Essa pesquisa buscou analisar como as formações continuadas oferecidas aos professores da educação básica tem contribuído para a instrumentalização de suas práticas pedagógicas num contexto educacional inclusivo, bem como se os saberes adquiridos por meio dessas formações têm de fato colaborado com a aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Investigar-se-á quais as principais dificuldades ou desafios encontrados pelos professores em aplicar os saberes, técnicas e recursos aprendidos durante as formações continuadas num contexto de educação inclusiva, aos alunos com TEA, em sala de aula? As formações continuadas têm oferecido aos professores conhecimentos específicos para que possam lidar com as necessidades e especificidades desses alunos? A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Vilhena-RO. Para subsidiar esse estudo optou-se pela leitura de autores como Nóvoa(1991), Garcia (1999), Gatti ( 2009) e Mantoan ( 2015), dentre outros. Como resultado propôs -se a realização de oficinas para professores voltadas para o trabalho com alunos com TEA e a construção de um guia prático que os auxilie na elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para o trabalho com esses alunos em sala de aula