ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Transtorno do Espectro Autista. Ensino Fundamental. Práticas de
ensino. Professor de apoio pedagógico. Formação de professores.
Nas últimas décadas, as políticas públicas e a legislação educacional
brasileira, em conformidade com as declarações internacionais, prescrevem a
educação como um direito fundamental, assegurando ao público-alvo da educação
especial o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em classes
comuns nas escolas regulares. Considerando esse contexto, esta pesquisa teve
como objetivo geral analisar como acontece a inclusão de estudantes com TEA
matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual
localizada no município de Sinop – MT, a partir da percepção e das práticas dos
professores. O estudo se orientou por uma abordagem qualitativa, na modalidade de
estudo de caso. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de observações
não participantes em duas turmas de 6º ano nas quais há estudantes com autismo
matriculados, além de entrevistas semiestruturadas com oito professores que
ministram aulas nessas turmas. Os dados foram analisados utilizando o método de
análise de conteúdo descrito por Bardin (1997), com aporte teórico sobre a
educação inclusiva e a literatura sobre o TEA. Os resultados desta investigação
apontam que os professores reconhecem a importância da educação inclusiva e
contribuem com os processos de inclusão de acordo com as condições ofertadas
pela escola e as percepções que possuem. Assim, eles apontam desafios,
principalmente relativos a estratégias eficazes para trabalharem com estudantes
autistas que não acompanham o fluxo de aprendizagem previsto para a turma. Foi
constatado também que a atuação do professor de apoio pedagógico, em conjunto
com o professor na sala de aula regular, contribui para o desenvolvimento de
práticas de ensino mais efetivas para o processo de escolarização e inclusão do
estudante com autismo, tendo em vista a possibilidade de as ações pedagógicas
serem mais individualizada. O recurso educacional resultante deste estudo consiste
em um caderno pedagógico com sugestões de atividades adaptadas para que os
professores dos anos finais do Ensino Fundamental possam utilizar como referência
na elaboração de atividades para seus estudantes com TEA que estão em processo
de alfabetização.