O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PESSOAS COM DIFICULDADE VISUAL
Inclusão. Docência. Acessibilidade. Ensino. Deficiência visual.
O presente estudo analisou o uso de tecnologias assistivas no processo de ensino da leitura e da escrita de estudantes com deficiência visual, com foco nas práticas pedagógicas de professores da rede pública municipal de Sinop/MT. O estudo teve como objetivo principal examinar a mediação pedagógica das tecnologias assistivas no contexto escolar, a fim de compreender como esses recursos contribuíram para a efetivação da inclusão educacional. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem aplicada, estruturada em estudo de caso com características de pesquisa-ação. A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica, com base em autores como Gasparetto (2012), Franco (2005), Couto, Martins e Amato (2024), entre outros, além da análise documental e da aplicação de questionário eletrônico a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular. Os dados foram sistematizados e interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), permitindo identificar percepções, dificuldades e potencialidades relacionadas ao uso das tecnologias assistivas. Como desdobramento, foi desenvolvido um produto educacional voltado à formação docente, composto por oficinas práticas e apostila digital, com vistas a instrumentalizar os professores quanto ao uso pedagógico de recursos como o sistema Braille, softwares leitores de tela e materiais ampliados. Constatou-se que a inclusão de estudantes com deficiência visual exige a articulação entre políticas públicas, formação continuada e recursos acessíveis, sendo o compromisso docente elemento fundamental para o êxito das práticas inclusivas.