Banca de DEFESA: ROSETE LOPES FRANÇA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSETE LOPES FRANÇA MACIEL
DATA : 11/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/vcx-mfiv-zvd
TÍTULO:

NARRATIVAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES: Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista. Ensino Fundamental. Práticas de ensino. Formação de professores. Narrativas.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Nas últimas décadas, as políticas públicas e a legislação educacional brasileira, em conformidade com as declarações internacionais, prescrevem a educação como um direito fundamental, em particular, assegurando a estudantes que constituem o público-alvo da educação especial o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em classes comuns. Considerando o paradigma inclusivo nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como acontece a inclusão de estudantes com TEA matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual do município de Sinop – MT, a partir das narrativas e práticas dos professores. O estudo se orientou por uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de observações não participante em duas turmas de 6º ano nas quais há estudantes com TEA matriculados, além de entrevistas semiestruturadas com oito professores que ministram aulas nessas turmas. Os dados foram analisados utilizando o método de análise de conteúdo descrito por Bardin (1997), com suporte do aporte teórico sobre a educação inclusiva, TEA e formação de professores. Os resultados da pesquisa apontam que os professores reconhecem a importância da educação inclusiva e contribuem com os processos de inclusão dos estudantes com TEA de acordo com suas percepções e as condições ofertadas pela escola, apontam desafios, principalmente relativos a estratégias eficazes para trabalharem com estudantes autistas que não acompanham o fluxo de aprendizagem previsto para a turma, que a formação continuada baseada na realidade ajudaria a superar tais desafios. Foi constatado também que a atuação do professor de apoio pedagógico, em conjunto com o professor na sala de aula comum, contribui para o desenvolvimento de práticas de ensino mais efetivas para o processo de escolarização e inclusão do estudante com TEA, tendo em vista a possibilidade de as ações pedagógicas serem mais individualizada. O recurso educacional resultante deste estudo consiste em um caderno pedagógico com sugestões de atividades adaptadas, para que professores dos anos finais do Ensino Fundamental possam utilizar como referência na elaboração de atividades para seus estudantes que estão em processo de alfabetização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interna - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 15/01/2025 16:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1