TECNOLOGIA ASSISTIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE SINOP/MT
autismo, tecnologia assistiva, matemática, metodologia ativa, Atendimento Educacional Especializado
As metamorfoses da educação são constantes, quando o tema é a inclusão escolar podemos dizer que há muito a ser feito. Pois, conforme a Constituição Brasileira, todos tem direito a educação. Sabemos que é um assunto que tem sido cada vez mais discutido e colocado em prática nas escolas brasileiras. Neste sentido, atualmente a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes brasileiros. Neste processo de inclusão este documento é uma continuidade nas tentativas de que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados para garantir que alunos com deficiência tenham acesso à educação de qualidade. Criadas com intuito de conquistas e avanços na educação inclusiva, as salas de recursos multifuncionais são espaços com recursos pedagógicos e tecnológicos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar que habilidades de matemática são reveladas pelos alunos com TEA que participam da sala de recursos, na primeira fase do terceiro ciclo do ensino fundamental antes e após a realização de atividades sequenciadas elaboradas com recursos digitais de Tecnologia Assistiva. Este projeto adotará uma abordagem metodológica, que permite uma investigação aprofundada e contextualizada de um fenômeno específico, utilizando um estudo de caso com características de pesquisa-ação. A pesquisa terá como base a abordagem qualitativa, destacando a importância da pesquisa, a interpretação dos dados, a coleta e a análise de forma indutiva e descritiva. Além disso, a pesquisa promoverá a participação ativa dos envolvidos, visando a promoção de mudanças e melhorias no contexto estudado. Pretende-se, por meio de uma análise crítica, identificar os avanços e desafios desse processo, assim como propor novas soluções para superar os desafios encontrados. Ao final deste trabalho, pretendemos elaborar um produto educacional tangível denominada trilha formativa: Explorando Dimensões: Uma Jornada Matemática pela Área e Perímetro. Essa trilha formativa será projetada para abordar especificamente o conteúdo de área e perímetro, visando oferecer uma abordagem inovadora e eficaz no ensino de matemática para alunos do espectro autista.