O TEOREMA DE BAYES APLICADO AO ESTUDO DO PROBLEMA DE MONTE HALL
Probabilidade. Teorema de Bayes. Monte Hall
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um material pedagógico de aprendizagem do tipo propostas orientativas voltada ao processo de ensino aprendizagem de probabilidades, com ênfase na aplicação do Teorema de Bayes para resolução do problema de Monty Hall, como também diferentes propostas que evidenciam a presença dos conceitos probabilísticos em diversas áreas do nosso cotidiano. Nesse sentido, enfatizamos o que são os conceitos probabilísticos e as características do Teorema de Bayes e do problema de Monty Hall, e ainda, abordamos as vantagens de utilizar tais conceitos na introdução e desenvolvimento do estudo de probabilidades. Na sequência apresentamos aspectos introdutórios e as propriedades fundamentais de probabilidades, assim como exemplos de suas aplicações. A metodologia de desenvolvimento utilizada foi a produção de um material didático, que apresenta de forma construtiva os conceitos, exemplos e propostas de aplicações. Considerando as dificuldades dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio, em resolver as questões de probabilidade e interpretação de problemas a ela relacionada, tornou-se necessária a busca por estratégias pedagógicas com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, desenvolvemos um material de aprendizagem do tipo orientativo, o qual proporciona a construção e exploração dos conceitos de probabilidades. Neste material, apresentamos opções de explicações dos conceitos e propriedades, exemplos com resoluções e propostas de atividades com orientações, relacionadas ao desenvolvimento e construção dos conceitos de probabilidades, teorema de Bayes e o paradoxo de Monty Hall, visando facilitar a interação e participação dos alunos no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de probabilidades.