Explorando o GeoGebraBook para o Ensino de Área e Perímetro: Uma Abordagem Interativa para a Construção da Aprendizagem
Área, Perímetro, GeoGebraBook
Este estudo investiga o uso do GeoGebra como recurso para ensinar conceitos de área e perímetro de formas geométricas. A dissertação explora como a abordagem interativa do GeoGebraBook pode facilitar a compreensão desses conceitos pelos alunos, promovendo uma aprendizagem mais engajadora e eficaz. Por meio de atividades práticas e construção de modelos virtuais, este trabalho demonstra como o GeoGebra pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de matemática. O trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem relacionados aos fundamentos matemáticos, com foco específico na geometria. Além disso, busca desconstruir a ideia de que a Matemática é composta por conceitos difíceis e "chatos". Para atingir esse objetivo, foi apresentada uma abordagem diferenciada para o ensino desse campo matemático, com ênfase nos planos geométricos. Como estratégia de ensino e aprendizagem, utilizou-se o software GeoGebra, explorando especialmente o recurso GeoGebraBook para criar ferramentas que contribuam no ensino dos conceitos matemáticos aos alunos. A dinâmica proporcionada pelo GeoGebraBook, enquanto recurso digital, possibilita ampliar a interação dos estudantes e, consequentemente, potencializar o aprendizado. O principal objetivo do produto educacional elaborado neste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica para o ensino Área e perímetro por meio do GeoGebraBook, visando contribuir para a prática pedagógica dos professores de Matemática no processo ensino e aprendizagem.