CARTOONS MATEMÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA SÉRIE
Educação Matemática, tecnologias digitais, cartoons matemáticos digitais, funções.
O objetivo dessa dissertação é desenvolver uma série de cartoons matemáticos digitais para o uso em aulas na Educação Básica. Cartoons Matemáticos Digitais, nesta dissertação são definidos como são produções audiovisuais - desenhos, colagens ou modelagens - animadas por meios digitais (softwares, aplicativos, etc.) que visem à comunicação de ideias matemáticas (SOUTO, 2016, manuscrito). Os dados sobre a temática a ser abordada nos cartoons foram produzidos durante a pandemia da covid-19 com professores da educação básica de escolas públicas do estado de Mato Grosso, mediante questionário online. Do ponto de vista teórico esta dissertação fundamenta-se em pesquisas que discutem as tecnologias digitais na educação matemática e também o uso e produção de vídeos, mais especificamente os cartoons matemáticos digitais. Metodologicamente apoiou-se pelo paradigma qualitativo de pesquisa e em dois métodos de desenvolvimento e produção de um produto, sendo eles: o Design Industrial ou fases de Löbach (2001) e o guia para produção de cartoons matemáticos digitais o “Luz, Câmera Educação Matemática em Animação” de Souza e Souto (2018). O produto desta pesquisa é uma série com cinco episódios que aborda os conceitos de funções afim, quadrática e exponencial.