Banca de DEFESA: ELISANGELA DA SILVA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANGELA DA SILVA MARQUES
DATA : 22/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Profmat -Sinop
TÍTULO:

ESTRATÉGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EMPREGANDO CARTÕES EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de funções, Resolução de Problemas, estratégias didáticas, Cartões Educacionais, Ensino Médio


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma proposta de estratégia didática para o ensino-aprendizagem de funções na 1a série do Ensino Médio, fundamentada na metodologia de Resolução de Problemas e no uso de Cartões Educacionais como recurso educacional. A pesquisa surgiu da observação de que muitos estudantes demonstram dificuldades em interpretar problemas e em associar os conceitos de função à sua aplicação prática, comprometendo o desempenho em conteúdos matemáticos posteriores. A aplicação da proposta ocorreu em duas turmas da 1a série do Ensino Médio, em 2025, na Escola Estadual José Domingos Fraga, localizada no município de Sorriso - MT. Inicialmente, foi realizado um pré-teste com os alunos para diagnosticar seus conhecimentos prévios, oriundos do 9o ano, sobre o conteúdo de funções. Em seguida, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática empregando Cartões Educacionais e tarefas formativas com o programa GeoGebra, visando estimular o raciocínio lógico, a participação ativa dos estudantes e a contextualização dos conteúdos. Após a intervenção, os alunos realizaram um pós-teste com o intuito de comparar os resultados e avaliar a eficácia da metodologia adotada. A pesquisa também contou com uma avaliação de satisfação e análise qualitativa a partir da observação dos relatos dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que a utilização dos Cartões Educacionais, aliados à Resolução de Problemas, favorece uma aprendizagem mais significativa e participativa, promovendo o desenvolvimento do pensamento matemático e uma melhor compreensão das propriedades e aplicações das funções. Conclui-se que estratégias lúdicas e interativas contribuem para superar dificuldades conceituais e aumentar o engajamento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 200181001 - SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
Interno - 85468009 - ROGERIO DOS REIS GONCALVES
Externo à Instituição - 214.264.588-78 - LEE YUN SHENG - UFMT
Notícia cadastrada em: 20/10/2025 15:50
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