ESTRATÉGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EMPREGANDO CARTÕES EDUCACIONAIS
Ensino de funções, Resolução de Problemas, estratégias didáticas, Cartões Educacionais, Ensino Médio
Este trabalho apresenta uma proposta de estratégia didática para o ensino-aprendizagem de funções na 1a série do Ensino Médio, fundamentada na metodologia de Resolução de Problemas e no uso de Cartões Educacionais como recurso educacional. A pesquisa surgiu da observação de que muitos estudantes demonstram dificuldades em interpretar problemas e em associar os conceitos de função à sua aplicação prática, comprometendo o desempenho em conteúdos matemáticos posteriores. A aplicação da proposta ocorreu em duas turmas da 1a série do Ensino Médio, em 2025, na Escola Estadual José Domingos Fraga, localizada no município de Sorriso - MT. Inicialmente, foi realizado um pré-teste com os alunos para diagnosticar seus conhecimentos prévios, oriundos do 9o ano, sobre o conteúdo de funções. Em seguida, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática empregando Cartões Educacionais e tarefas formativas com o programa GeoGebra, visando estimular o raciocínio lógico, a participação ativa dos estudantes e a contextualização dos conteúdos. Após a intervenção, os alunos realizaram um pós-teste com o intuito de comparar os resultados e avaliar a eficácia da metodologia adotada. A pesquisa também contou com uma avaliação de satisfação e análise qualitativa a partir da observação dos relatos dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que a utilização dos Cartões Educacionais, aliados à Resolução de Problemas, favorece uma aprendizagem mais significativa e participativa, promovendo o desenvolvimento do pensamento matemático e uma melhor compreensão das propriedades e aplicações das funções. Conclui-se que estratégias lúdicas e interativas contribuem para superar dificuldades conceituais e aumentar o engajamento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem matemática.