MATEMÁTICA APLICADA: EXPLORANDO O CÁLCULO DA CUBAGEM DE MADEIRA NA EDUCAÇÃO.
Matemática aplicada, Cubagem de madeira, Educação contextualizada, BNCC.
É presentado neste trabalho uma proposta pedagógica para o ensino de Matemática no Ensino Médio a partir do tema da cubagem de madeira, articulando conceitos matemáticos, práticas de campo e consciência ambiental.
A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde – MT, com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, e fundamenta-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), priorizando o ensino contextualizado. A metodologia envolveu a elaboração de um e-book educacional, atividades práticas de medição de toras, aplicação de diferentes métodos de cubagem (rigorosos, comerciais e geométricos), uso de planilha automatizada para cálculo de volumes e análise comparativa dos resultados. Os dados e registros coletados durante a aplicação do projeto apontam indícios de que as atividades contribuíram para ampliar o interesse dos alunos pela Matemática aplicada e para promover reflexões sobre a importância do manejo florestal sustentável. As discussões em sala e as análises realizadas sugerem que a integração entre teoria, prática e tecnologia favorece a participação e o engajamento, podendo potencializar o aprendizado e contribuir para a formação de estudantes mais conscientes e preparados para interagir com a realidade socioeconômica local.