Banca de DEFESA: RAPHAEL BEZERRA TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL BEZERRA TEIXEIRA
DATA : 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Mini Auditório do CEI - Campus Imperial - Sinop - MT
TÍTULO:

MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA E OS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO SAC E PRICE


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática Financeira; Modelagem Matemática; Sistema de Amortização Sac e Price; Contextualização.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Esta dissertação tem como foco abordar a matemática financeira de forma contextualizada na sala de aula e reconhecer a importância da modelagem matemática na vida financeira como crucial, pois permite traduzir situações práticas, como financiamentos, para a linguagem matemática.  Para isso, esse trabalho teve como objetivo realizar um estudo abrangente sobre matemática financeira, abordando desde conceitos básicos como porcentagem, juros simples e compostos, até uma explicação detalhada dos modelos matemáticos que formam os sistemas de amortização SAC e PRICE. Além disso, buscou promover a compreensão desses conteúdos por meio da resolução de situações-problema em sala de aula, contextualizando sua relevância no cotidiano dos alunos. Baseado nos pressupostos metodológicos das pesquisas bibliográfica e qualitativa, conforme Marconi e Lakatos (2003) e Gil (2002), a produção dos dados ocorreu através de explicações detalhadas dos conteúdos abordados e da aplicação de atividades contextualizadas em uma escola da rede privada de ensino. Este processo foi realizado com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, situadas em um município ao norte do estado de Mato Grosso. Após a parte teórica de cada etapa da matemática financeira, a execução do teste se desdobrou em duas etapas. Na primeira, foram realizadas sete questões sobre porcentagem, juros simples e juros compostos; na segunda etapa, foram desenvolvidas mais cinco questões sobre os sistemas de amortização SAC e PRICE. Além da aplicação do teste, ao final foi realizado um diálogo entre os alunos e o professor sobre a experiência, proporcionando debates e trocas de ideias prazerosas sobre os conteúdos estudados. Ao apresentar os conceitos de matemática financeira de maneira contextualizada e relacionada à vida dos alunos, o processo de aprendizado tornou-se significativamente mais envolvente e eficaz. Essa abordagem facilitou não apenas a compreensão teórica dos conteúdos estudados, mas também sua aplicação prática. A contextualização dos temas permitiu que os alunos percebessem a relevância do que estavam aprendendo e como esses conhecimentos poderiam ser aplicados em situações reais. Dessa forma, a contextualização despertou nos alunos o interesse pelo estudo da matemática. Com isso, a educação financeira foi enriquecida, preparando melhor os estudantes para lidarem com questões financeiras no futuro e refinando a matemática financeira, gerando ferramentas que permitem aos estudantes tomar decisões conscientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 50259002 - EMIVAN FERREIRA DA SILVA
Interna - 51799004 - ADRIANA SOUZA RESENDE
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interno - 85468009 - ROGERIO DOS REIS GONCALVES
Externa ao Programa - 200309006 - POLYANNA POSSANI DA COSTA PETRY
Externo à Instituição - (SUPLENTE) EBERSON PAULO TREVISAN - UFMT
Notícia cadastrada em: 01/08/2024 07:44
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