USO DO SOFTWARE SCRATCH E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Histórias em quadrinhos. Software Scratch. Integração de Tecnologias.
Este trabalho centrou-se na implementação da metodologia de ensino "histórias em quadrinhos" e do software Scratch para criar histórias em quadrinhos digitais, em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública. Inicialmente, a intenção era fortalecer conceitos matemáticos por meio dessa aplicação. Entretanto, muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias. Embora o projeto não tenha alcançado totalmente o objetivo inicial de aprimorar a compreensão dos alunos de conceitos matemáticos, visto que muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias, ele gerou diversos benefícios. Proporcionou um estímulo à criatividade dos alunos e ao desenvolvimento de habilidades de narrativa, design e pensamento crítico. Permitiu aos alunos expressar sentimentos, em particular em relação à ansiedade das provas, sugerindo o potencial da metodologia para promover o bem-estar na sala de aula. Isso me levou, enquanto educador, a repensar minha prática docente e perceber a importância de não focar exclusivamente na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas também adotar uma perspectiva mais humanista em sala de aula. Esta aplicação também encorajou a aprendizagem baseada em projetos, o que aumentou o envolvimento e a motivação dos alunos. A experiência ensinou ao docente uma oportunidade para refletir sobre suas práticas de ensino e encontrar novas maneiras de alcançar objetivos pedagógicos, incluindo ajustar o foco da matemática de acordo com os interesses dos alunos. Além disso, ao usar o Scratch, os alunos desenvolveram habilidades digitais e competências do século XXI. Em resumo, esta dissertação destaca a importância dos métodos de ensino inovadores e sugere que outras experiências do tipo podem ser úteis para educadores que buscam métodos de ensino alternativos. A pesquisa também abre caminho para uma maior integração da tecnologia e da saúde mental no currículo escolar.